Segurança no comércio: veja quatro serviços para ter na sua loja
- Edmilton Prazeres
- 22 de dez. de 2022
- 2 min de leitura
Quem tem um negócio, independentemente do setor, sabe a tranquilidade que é poder contar com um eficiente sistema de segurança para o seu comércio. Principalmente, em tempos de altos índices de violência que acometem os grandes centros urbanos do país – ultimamente, nem os shoppings estão a salvo. E há ainda os riscos de acidentes – que podem ser maiores ou menores, de acordo com a sua proteção.
É bem verdade que não se pode garantir risco zero, afinal, imprevistos acontecem. Mas alguns serviços podem elevar substancialmente o nível de segurança da sua loja. Se você se interessou, continue lendo, pois neste artigo, vamos detalhar quatro destas ferramentas.

Videomonitoramento
Um bom sistema de câmeras de monitoramento é capaz de monitorar, visualizar e gravar imagens de diversos pontos estratégicos do estabelecimento simultaneamente. Com isso, o comerciante pode ter um controle do fluxo de pessoas no local, podendo ainda reconhecer facialmente quem entra e sai.
Além do mais, o videomonitoramento tende a inibir a ação de criminosos, que podem desistir da investida ao avistarem os equipamentos.
Há ainda uma outra vantagem, que é a de tomada rápida de soluções. Pelo sistema de câmeras, é possível identificar, por exemplo, um princípio de incêndio, o que agilizaria o chamado ao Corpo de Bombeiros – ou simplesmente o uso de um balde d’água.
Sistemas de alerta
Botão de pânico silencioso; sensores de presença e movimento, linha telefônica independente; e sirene. Estes são alguns dos recursos oferecidos por um sistema de alerta – que é recomendado por especialistas como complemento ao videomonitoramento.
Para cada tipo de comércio, a empresa de soluções em segurança elabora um planejamento específico, com os equipamentos e serviços mais adequados. E tudo funcionando 24h por dia.
WeSafer
Que tal passar um dia se sentindo mais protegido? O WeSafer é um aplicativo que aumenta tal possibilidade. Ele oferece uma série de recursos - alguns deles gratuitos - que podem auxiliar você em casos de emergência.
Nós separamos duas destas funcionalidades. Uma delas é um mapa atualizado que aponta para locais e horários que, de acordo com estatísticas, estão mais sujeitos a assaltos, tiroteios, acidentes e afins. Ou seja, se você tem um carro de entrega, o WeSafer pode ser ideal para proteger esse seu patrimônio.
Outra ferramenta são os grupos privados, com os quais o comerciante pode compartilhar com seus sócios a sua localização. Em casos de perigo, isso pode agilizar um chamado de emergência.
Manutenção de falhas e interrupções
Falhas e interrupções no maquinário não representam somente produção parada e prejuízos, mas também risco aos colaboradores. Daí a importância de estar em dia com uma medida de segurança chamada manutenção preventiva, que consiste na revisão e no monitoramento de máquinas e equipamentos.
A manutenção preventiva prorroga a vida útil dos equipamentos, sim, mas, sobretudo, evita acidentes. Desta forma, além de preservar a saúde dos trabalhadores, você mantém o trabalho a todo vapor.
Conclusão
Como o comércio vive de lucro, é fundamental não ter prejuízos por conta de ações de criminosos ou acidentes de trabalho. Sendo assim, a lógica é estar protegido com um eficaz sistema de segurança e todas as ferramentas que ele reúne.
E como cada caso é específico, parece interessante procurar uma empresa especializada em soluções em segurança para entender melhor questões como funcionamento e orçamento.
Comments