top of page

Data center para hospitais: o que é e quais são os benefícios

Com o entra e sai de pacientes que marca a rotina de todo hospital de grande porte, fica difícil imaginar com quantas informações as equipes médicas precisam lidar. E é para isso que existe o Data Center, tecnologia que armazena de maneira digital e segura informações das pessoas atendidas.


Para as administrações de unidades hospitalares, contar com um data center pode ser determinante em diferentes aspectos. Por exemplo, otimizar o trabalho dos médicos no acompanhamento dos pacientes.


Mas como se trata de um dispositivo complexo, o mais comum é que se contrate uma empresa terceirizada de TI (Tecnologia da Informação) para o desenvolvimento do Data Center. E caso você tenha lido até aqui, é provável que este seja um assunto do seu interesse. Por isso, vamos falar mais sobre.


  1. O que é data center

  2. Como funciona um data center

  3. Benefícios de um data center em centros hospitalares

  4. Conclusão


O que é data center


Em suma, Data Center é um ambiente virtual onde corporações públicas e privadas armazenam diferentes equipamentos, como servidores e storages, dentre outros. Mas além de guardar tais dados, a tecnologia também os protege, uma vez que apenas pessoas autorizadas podem acessar seu conteúdo.


E não para por aí! Além do controle de acesso, um Data Center pode oferecer outras ferramentas, como monitoramento de infraestrutura e até sistemas contra incêndios, superaquecimento e falta de energia.


Como funciona um data center


O Data Center, porém, não se resume a mecanismos de segurança, obviamente. Para guardar informações de maneira dinâmica, a tecnologia reúne componentes que facilitam o manuseio destes dados. Para ser mais preciso, são três as ferramentas que o tornam uma verdadeira mão na roda. Vamos a elas:


  • Recursos computacionais, o responsável pelo funcionamento, em si, do armazenamento local;

  • Infraestrutura de rede, cuja função é interligar servidores físicos e virtuais. Também é responsável pela conectividade externa, o que permite o acesso à localização dos usuários finais;

  • Infraestrutura de armazenamento, que armazena grandes volumes de informações, independentemente de suas respectivas naturezas.


Benefícios de um data center em centros hospitalares


Dispor de um Data Center em um hospital representa, de fato, mais segurança e dinâmica no cotidiano profissional. Mas não é só isso, já que ao contar com uma empresa de TI responsável pela tecnologia, a direção da unidade terá uma assistência profissional e especializada.


Isso significa, por exemplo, ter agilidade na solução de possíveis problemas e continuidade dos serviços – lembra que o Data Center possui mecanismos de prevenção e combate a incêndios, superaquecimento e falta de energia?


Também há a questão da expertise na operação e no licenciamento de sistemas e equipamentos, o que minimiza consideravelmente os riscos de o hospital sofrer com ações judiciais.


Conclusão


Sob os mais diferentes aspectos, Data Centers são uma tecnologia fundamental para o bom funcionamento de um hospital. Por isso, vale consultar uma empresa de TI que trabalha no ramo. Só não esqueça de perguntar ao especialista se o Data Center oferecido está de acordo com a Lei Geral da Proteção de Dados Pessoais (LGPD), que garante transparência na coleta e no tratamento dos dados do cliente.

Receba conteúdos semanais da Telemap no seu e-mail

Obrigado(a)

bottom of page